Receita Para Uma Felicidade Duradoura
Antes de partirmos ao “O QUE FAZER” e ao “O QUE NÃO FAZER” é importante que saibamos o que é a felicidade ou o que não é.
A felicidade tem sido estudada mais de perto por uma nova especialidade que é a psicologia positiva. Se perguntarmos o que nos faz feliz facilmente enumeramos coisas como: dinheiro, filhos, casa... no entanto, cuidar de filhos pequenos pode ser fonte de stress, uma casa grande e espaçosa pode dar muito trabalho e despesas, e o dinheiro “compra” a felicidade a curto prazo, apenas enquanto as coisas materiais da vida são novidade.
Também, com certeza, conhecemos alguém com mais dinheiro que nós e não é por isso que eles são mais felizes, ou nós somos mais infelizes. A métrica não é a mais adequada e os desafios são imensos.
Deepak Chopra, no seu livro “Super Cérebro” refere que, a corrente moda de psicologia sustém que a felicidade nunca pode ser permanente. Inquéritos verificaram que cerca de 80% dos norte americanos informam ser felizes. Mas quando examinados individualmente, os investigadores verificam que cada pessoa experimenta apenas estados temporários de felicidade ou bem-estar que não são permanentes de todo. Tropeçamos na felicidade sem saber como atingi-la.
O mesmo livro indica que se tiver mais aptidão para criar a sua própria realidade pessoal, então seguir-se-á a felicidade permanente.
É realmente importante saber o que nos faz feliz, mas é igualmente importante saber se essa felicidade é de curto ou longo prazo. Pois se é de curto prazo poderemos estar a ter uma experiência de uma emoção e não um estado de felicidade.
Em baixo ficam umas sugestões do que fazer e não fazer para um rumo à felicidade duradoura. Retirado do livro “Super Cérebro”
O QUE FAZER
- Dê de si. Cuide dos outros, e cuide por eles
- Trabalhe em algo que goste
- Estabeleça metas de valor e de longo prazo que levem anos a atingir
- Esteja mentalmente aberto
- Seja emocionalmente resiliente
- Aprenda com o passado e depois ponha-o para trás das costas
- Viva para o presente
- Faça planos para o futuro sem ansiedade, medo ou pavor
- Crie laços sociais íntimos e calorosos
NÃO FAZER
- Associar a sua felicidade a recompensas externas
- Adiar o ser feliz até algures no futuro
- Esperar que outra pessoa qualquer o faça feliz
- Equacionar felicidade com prazer momentâneo
- Perseguir mais e mais estímulos
- Permitir que as suas emoções se tornem habituais e emperrem
- Fechar-se a novas experiências
- Ignorar sinais de tensão e conflito interior
- Residir no passado ou viver no medo do futuro
“Não existe caminho para a Felicidade. A Felicidade é o caminho.” – Buda
As coisas que a sua mente lhe está neste momento a “dizer” e a felicidade em si, poderão não ser assim tão simples, é verdade. É necessário, para além de tudo o que foi mencionado, ter vontade, acreditar e ESTAR EXPOSTO ao bom, ao belo, ao justo, e ao verdadeiro (Platão).
Precisa de uma “mãozinha”? Dou-lhe duas!
Junte-se a mim no grupo FB Ser Humano Sem Stress ou acompanhe o PODCAST Pare Escute Ajuste para ajustar a forma como reage às dificuldades que a vida oferece.
Até breve
Luís Barbudo