top of page

Quer Ser Perfeito?!

Pare de querer ser perfeito


Mas para os que já são, peço desculpas!


Temos no século XXI a melhor tecnologia de sempre, no entanto não somos mais inteligentes, achamos que sabemos tudo. O ser humano de hoje especializou-se de tal forma na sua área que dificilmente sobreviveria no campo, com a agricultura, como no tempo dos nossos avós e bisavós. Estamos tão dotados de algoritmos, aplicações, redes sociais, downloads e touch screens que se nos dessem umas sementes de trigo para plantar, não saberíamos como, onde, nem quando o fazer. Diz-se que estamos mais cada vez mais independentes, mais perfeitos, cheios de mestrados e doutoramentos. Porém, tanta informação com tão pouco conhecimento...


Vamos ter de parar com esta paranóia de querermos ter mais e ser perfeitos. Ou então, se é para o ser, então que seja para tudo. Que não seja apenas para o que gostamos de fazer. E se é para o que gostamos de fazer, então que fique claro e seja para nós e não para ficar bem aos olhos dos outros.


Temos de parar com esta parvoíce de querer ser perfeito. Não há corpos perfeitos, não há mulheres nem homens perfeitos, não há lugares perfeitos, não há vidas perfeitas, não há empregos perfeitos, não há perfeição, ponto.


“A ideia de perfeição constitui uma imperfeição humana” – Carlos Drummond de Andrade

Somos seres humanos e somos todos diferentes, certo? Então, se somos diferentes fisicamente, fisiologicamente, psicologicamente, emocionalmente, espiritualmente e muitos outros “mentes”, por que raio haveremos de querer ser perfeitos? Aos olhos de quem, se somos todos diferentes? Se temos experiências, vivências, relações diferentes?


Buscar a perfeição para ser perfeito é tolice mas buscá-la para melhorar, é perfeito!


Continuamos na busca da perfeição que nunca chega, nunca é suficiente, queremos mais. Mais informação, mais dinheiro, mais saúde, mais status, mais amor, mais, mais, mais...

Até ser perfeito! Parece um vírus. Um vírus no computador da nossa mente que nos foi instalado algures no nosso percurso de vida.


Se querer ser perfeito fosse o objetivo e aceitássemos essa plenitude, quando a adquiríssemos não teríamos evoluído até aos dias de hoje. Inovamos todos os dias, criamos todos os dias, melhoramos todos os dias. O ser humano nunca será perfeito, no entanto poderá ser sempre melhor. Podemos sempre melhorar o nosso melhor! E o resultado são grandes atletas, artistas, líderes e grandes outros.


No final das nossas vidas, no dia em que abandonarmos este mundo, perceberemos que o que realmente queríamos, era viver um pouco mais, fazer as coisas um pouco melhor e ser um pouco mais.


Já somos perfeitos. Hoje mais que ontem. Amanhã mais que hoje.


PS – Se este texto não o/a dissuadiu de querer ser perfeito/a, talvez tenhamos que fazer outros Ajustes. Adira ao grupo FB Ser Humano Sem Stress e/ou ouça os últimos episódios do podcast Pare Escute Ajuste.



Um Bem Haja

Luís Barbudo


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page