Porque não pratica Yoga?

Porque não gosto! É uma resposta curta e que corta qualquer tentativa de aprofundar a verdadeira razão de desagrado.

No entanto, se insistirmos, temos respostas como: “É muito parado; não sou flexível; não tenho jeito; nem sequer consigo cruzar as pernas por dois minutos; não sinto nada, blá, blá, blá”

São muitas as razões e a verdade é que:


Quando não se tem uma razão tem-se uma desculpa!!

E não se tem uma razão porque o Yoga tem sofrido inúmeros rótulos e na sua viagem para o ocidente foram muitas as ideologias, interpretações e definições a que foi sujeito.


Quando se pensa na palavra Yoga o que lhe vem á cabeça? Talvez alguém de pernas cruzadas a olhar o nascer do sol ou uma posição de contorcionismo impossível para o comum dos mortais ou a fazer sons estranhos com a boca...

A verdade é que tudo isto não é Yoga.


Yoga é simplesmente Unir, Juntar, Consolidar a nossa parte mental com a física e ambas com a origem da nossa natureza. O Yoga é uma ferramenta que nos permite conhecer enquanto seres humanos como parte integrante deste macrocosmos que é o universo.


Simplisticamente pergunto: O que comeu ontem ao jantar? Quando foi a ultima vez que observou o pôr do sol, e o nascer? Que perfume usa a sua mulher? Quanto tempo perde nas redes sociais?

Quem está atento á vida sabe responder a estas questões. Quem está em piloto automático, encolhe os ombros e responde vagamente: “mais ou menos”.

A Vida acontece para si ou Você acontece para a Vida? Anda atento ou distraído? Sabe o que quer ou tem uma ideia?


O Yoga procura equilibrar. Os problemas não se resolvem fazendo Yoga... mas saberá melhor lidar com os mesmos quando estes lhe surgem. As diferentes componentes de uma aula de Yoga (respiração, posturas, mantras, filosofia) ajudam na conexão do seu corpo, com a sua mente, com a sua vida. O Yoga desperta-nos para o que nos acontece e ensina-nos entre muitas coisas a apreciar, a sorrir, a solucionar, a pensar, a amar, a agradecer...


Não tem de ser flexível, ou manter-se de pernas cruzadas muito tempo para sentir os benefícios da Yoga.


Faça Yoga pela sua saúde... física e mental!!


Um Bem Haja

Luís Barbudo


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo